5 erros de gestão financeira que ainda atrapalham o seu negócio
Quer conhecer 5 erros de gestão financeira que ainda atrapalham o seu negócio e que você pode estar praticando? Leia aqui.
A boa gestão financeira vai muito além do controle preciso das entradas e saídas do seu negócio, ela é a base para tomadas de decisões seguras e sustentabilidade da sua empresa.
Um relatório do Mapa de Empresas do Governo Federal revela que, apenas nos primeiros quatro meses de 2025, mais de 970 mil empresas encerraram suas atividades no Brasil.
Empreendedores que precisam encerrar suas atividades e consultorias especializadas em gestão empresarial apontam que a má administração financeira figura entre os principais motivos para o fechamento de negócios no Brasil.
Apesar de muitos empreendedores priorizarem os resultados, a falta de atenção à organização financeira os leva a erros evitáveis que comprometem a continuidade de seus negócios.
Quer saber quais são esses erros e como evitá-los? Continue a leitura e confira.
Não cometa esses 5 erros de gestão financeira
A continuidade de um negócio e o sucesso de uma empresa vão muito além de ganhar o mercado, afinal, sem uma visão clara da saúde financeira e do fluxo de caixa, os empreendedores e empreendimentos ficam vulneráveis.
Os equívocos mais frequentes na gestão financeira que prejudicam a sustentabilidade de uma empresa incluem:
Falta de controle de fluxo de caixa
Um dos principais erros na gestão financeira é a falta de um fluxo de caixa bem estruturado.
Ter controle sobre o seu fluxo de caixa não serve apenas para você saber quanto tem em conta. Esse conhecimento é crucial para você antecipar o futuro e proteger a sua operação.
A ausência desse controle eleva o risco de decisões precipitadas e equivocadas, como a contração de dívidas ou o comprometimento de valores, sem uma visão clara e segura do saldo real.
Utilize a tecnologia para registrar todas as entradas e saídas, mantendo o controle do fluxo de caixa em tempo real.
Misturar finanças pessoais com as do negócio
Usar o caixa da empresa para despesas pessoais é um dos maiores erros na gestão financeira.
Essa mistura, além de comprometer a clareza dos resultados, também compromete o seu capital de giro, afinal, valores da empresa acabam sendo desviados para usos não relacionados à atividade comercial.
Ademais, a mescla entre finanças pessoais e empresariais resulta em:
- dificultar o controle contábil,
- aumentar os riscos fiscais,
- levar a tomadas de decisões equivocadas.
O ideal é manter contas separadas, com retirada de pró-labore definida e registrada.
Não fazer planejamento financeiro
Geralmente, consultorias empresariais identificam a ausência de planejamento financeiro como um dos equívocos cruciais na gestão financeira.
Afinal, operar sem metas, previsões orçamentárias e sem organização é caminhar no escuro, sem saber onde está e para onde ir.
Uma pesquisa publicada em setembro de 2024, no portal Bem Paraná, revela que 70% das empresas que encerram suas atividades nos últimos três anos não contavam com um planejamento financeiro adequado.
Ignorar os custos fixos e variáveis
Um erro sério e prejudicial na gestão financeira é a falta de acompanhamento dos custos operacionais, especialmente aqueles menos óbvios, como taxas bancárias, manutenção ou logística.
Esse desconhecimento compromete a definição correta de preços e pode prejudicar a margem de lucro.
É fundamental ter clareza sobre os gastos fixos e variáveis para manter o equilíbrio financeiro do negócio. Isso evita prejuízos e precificações desequilibradas em relação ao mercado.
Deixar de acompanhar indicadores financeiros
Tomar decisões sem base em dados é outro erro grave na gestão financeira.
É crucial que o gestor monitore métricas financeiras essenciais, como lucratividade, ticket médio e ponto de equilíbrio. Esse acompanhamento é vital para analisar o desempenho da empresa, identificar seu potencial de crescimento e gerenciar os riscos inerentes ao negócio.
Por outro lado, monitorá-los regularmente permite ajustes estratégicos e ajuda você a direcionar o crescimento do seu negócio de forma mais segura e sustentável.
Agora que você conferiu os 5 principais erros de gestão financeira que podem colocar o seu negócio em risco, que tal continuar a leitura e saber como calcular o CMV e tomar decisões mais assertivas?