Por que o autoatendimento virou tendência?

O autoatendimento virou uma tendência mundial e no Brasil a situação não é diferente. Leia nosso post e saiba porque isso acontece!

Cardápio digital acessado via QR Code
Por que o autoatendimento virou tendência?

Definitivamente os tempos mudaram e o autoatendimento se transformou em uma realidade em todo o mundo.

Uma pesquisa recente realizada pela National Retail Federation dos Estados Unidos trouxe a informação que 85% dos consumidores aceitam e estão satisfeitos com a disponibilização de soluções digitais de atendimento no processo de compra.

Essa ampla aceitação indica uma preferência crescente no mercado, inclusive no Brasil, pela possibilidade de receber atendimento com mais privacidade e autonomia, viabilizada pelo uso da tecnologia digital.

Diante dessas informações, torna-se claro o porquê do alto volume de soluções de autoatendimento encontrado em:

  • supermercados
  • shoppings
  • restaurantes
  • bares
  • padarias
  • bistrôs, etc.

Neste post, traremos detalhes dessa tendência que vem ganhando a preferência do consumidor. Continue a leitura e saiba mais a respeito!

O novo comportamento do consumidor

Como vimos na pesquisa citada anteriormente, o comportamento do consumidor mudou completamente nos últimos anos.

Essas mudanças ocorrem a partir de uma geração que nasceu em uma época onde a internet já era uma realidade, portanto, entendem que podem adquirir bens e serviços de qualquer lugar do mundo, independente do local onde residem.

No entanto, também consideram os benefícios existentes nas compras locais, especialmente em setores que envolvem bares, restaurantes e afins.

Por que, então, não podem frequentar esses ambientes, porém, usufruindo do conforto que a era digital oferece, como, por exemplo, a possibilidade do autoatendimento?

O consumidor moderno deseja:

  • agilidade nos processos
  • autonomia
  • experiências agradáveis que atendam às suas expectativas

Por que o autoatendimento é a escolha preferida em bares, padarias e restaurantes?

Todas essas características dos consumidores modernos e as facilidades oferecidas pela tecnologia fazem com que o autoatendimento seja a escolha preferida dos bares, padarias e restaurantes.

O cliente sente uma maior confiança em um pedido solicitado através de um processo digital, onde também sabe que o valor a ser pago foi processado eletronicamente, portanto, as chances de enganos e erros são improváveis em ambientes que contam com a tecnologia para a gestão das operações.

Além disso, todo o processo é facilitado, onde a redução de filas é perceptível e a praticidade da operação atrai uma geração que busca pelo conforto e facilidades que a tecnologia oferece.

Vantagens de um sistema personalizado e otimizado

Se por um lado o autoatendimento é um diferencial que vem se transformando em uma obrigatoriedade nos estabelecimentos que atuam na área gastronômica, existem ainda outros grandes benefícios a partir da implantação de um sistema personalizado e otimizado.

A empresa acaba sendo a maior beneficiada no uso da tecnologia, uma vez que passa a perceber instantaneamente:

  • o aumento da eficiência em todos os processos
  • a redução de custos com equipe
  • a integração de dados, promovendo facilidades na área de produção (cozinha), estoques, finanças e compras
  • a agilidade no atendimento
  • a possibilidade de personalização conforme o perfil do cliente

Diante disso, contar com a Cloudfy é ter a certeza de estar contratando um sistema personalizado e otimizado para atender as necessidades específicas do empreendimento.

Isso porque existem particularidades que precisam ser atendidas e, melhor do que isso, esse sistema atende a todas as áreas das empresas que atuam no setor de gastronomia, possibilitando que a tecnologia trabalhe a favor da sua organização.

Ao optar pelas soluções da Cloudfy, sua empresa conta com a tranquilidade de uma escalabilidade garantida. É possível iniciar pelo módulo de gestão e, conforme surgirem novas necessidades, implantar outras tecnologias, tais como:

  • autoatendimento
  • PDV móvel
  • QR code
  • cardápio digital de mesa
  • cardápio de tablet
  • delivery
  • SmartPos, etc.

Se a sua empresa ainda não avaliou todas essas possibilidades, entre em contato para saber mais sobre a solução de autoatendimento da Cloudfy e todas as outras possibilidades existentes!