Os desafios na gestão de pedidos em bares e restaurantes

A gestão de pedidos em bares e restaurantes exige organização, precisão e agilidade. Leia nosso post e confira detalhes a respeito!

A não observância de uma gestão de pedidos diligente em bares e restaurantes pode acarretar sérios problemas relacionados ao fluxo de tarefas.

É crucial entender que as expectativas dos clientes, ao saírem de suas casas para passar algumas horas em um ambiente externo, são atendidas quando encontram:

  • conforto
  • higiene
  • qualidade nas bebidas e comidas
  • bom atendimento
  • agilidade
  • presteza
  • confiabilidade

Foco na retenção de clientes

Para alcançar o sucesso, é fundamental focar na retenção de clientes. Isso significa conquistá-los de forma que desejem retornar para novas experiências gastronômicas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, se o seu estabelecimento conseguir aumentar as visitas repetidas em 5%, o potencial no aumento da lucratividade da operação será de 25%, podendo atingir até 125% quando amigos e familiares também são convidados a conhecer a experiência.

Neste post, apresentaremos os desafios na gestão de pedidos em bares e restaurantes. Continue a leitura e confira o que fazer para alcançar os seus objetivos!

Por que a gestão de pedidos é um ponto crítico em bares e restaurantes?

Os bons resultados em bares e restaurantes dependem de uma série de fatores, porém a gestão de pedidos é, sem dúvida, um dos pontos críticos que precisa funcionar.

Toda a operação é impactada pelas ações do pessoal de atendimento, cozinha e bar. Qualquer erro relacionado a um pedido pode causar aborrecimentos, prejuízos e frustração do cliente — refletindo negativamente na imagem e na rentabilidade do negócio.

Principais desafios enfrentados na gestão de pedidos

A gestão de pedidos envolve todas as ações desde a solicitação do cliente até o pagamento da conta. Os desafios mais significativos são:

  • falhas na comunicação
  • pedidos anotados incorretamente
  • demora no atendimento
  • falta de integração entre os setores

Esses problemas decorrem de desorganização, ausência de método, falta de capacitação e da não utilização de recursos tecnológicos que poderiam otimizar a operação — especialmente em horários de pico.

Como a automação e sistemas integrados otimizam a gestão de pedidos

Bares e restaurantes precisam aproveitar a tecnologia a seu favor. A automação e os sistemas integrados reduzem erros, agilizam processos e melhoram o controle operacional.

As opções de captura de pedidos incluem: atendimento presencial pelo garçom, totens de autoatendimento e cardápios digitais acessados por smartphone. Quando integradas a um software de gestão, essas soluções contribuem para:

  • redução de erros
  • maior agilidade no atendimento
  • melhor controle de estoque e produção
  • integração entre front e cozinha

Conclusão

Agora que você conhece os principais desafios da gestão de pedidos e como corrigi-los, vale a pena conhecer as tecnologias que ajudam a garantir qualidade e satisfação.

Entre em contato para saber mais sobre as soluções da Cloudfy e como elas podem otimizar a operação do seu estabelecimento.