5 dicas para preparar seu negócio gastronômico para as datas sazonais
As datas sazonais fazem a diferença nos resultados do segmento gastronômico. Conheça 5 dicas infalíveis e saiba como atingir seus objetivos!

As datas sazonais podem se transformar em sinônimo de casa lotada e um acréscimo interessante no faturamento.
No entanto, para isso é necessário estar atento a esses momentos, oferecendo a seu público diferenciais que chamem a atenção, portanto, é preciso sair do comum para oportunizar a seus clientes comemorações especiais.
De acordo com um levantamento realizado pelo site SPC Brasil, as principais datas comemorativas no Brasil são as seguintes:
- Carnaval,
- Dia Internacional da Mulher,
- Dia do Consumidor,
- Páscoa,
- Dia das Mães,
- Dia dos Namorados,
- Dia dos Pais,
- Dia das Crianças,
- Black Friday,
- Cyber Monday,
- Natal,
- Ano Novo.
Em datas como essas, as pessoas tendem a realizar programações diferenciadas ou resolvem investir em bons momentos para suas vidas e de suas famílias, portanto, são oportunidades que podem ser aproveitadas pela sua empresa, principalmente em uma programação especial que pode ser oferecida.
Neste post, apresentaremos 5 dicas para preparar o seu negócio gastronômico para as datas sazonais. Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!
Estratégias práticas para aproveitar ao máximo as datas sazonais
As datas sazonais podem colaborar com os resultados do seu empreendimento, desde que exista uma preparação a esse respeito, quando, a partir de um bom planejamento e de ações pontuais, sua empresa pode aproveitar essas oportunidades para melhorar o faturamento.
Vamos conhecer 5 dicas que precisam fazer parte do seu negócio, visando grandes conquistas nessas comemorações:
Planeje e crie um calendário promocional
É verdade que nem todas as datas sazonais podem ser aproveitadas pelo seu negócio, porém, muitas delas podem ser trabalhadas, apresentando excelente retorno para a sua empresa.
Para isso, o primeiro passo é mapear as principais comemorações e planejar ações promocionais específicas para cada uma delas, visando atrair o público-alvo do seu estabelecimento.
Adapte o cardápio para datas comemorativas
O segundo ponto a ser observado está na adaptação do cardápio para essas datas, ou seja, será necessário criar versões temáticas de produtos e pratos que podem atrair mais clientes e gerar vendas adicionais.
Portanto, é preciso que o seu negócio “mergulhe” na comemoração e ofereça itens relacionados às datas sazonais.
Invista na divulgação online e no ponto de venda
A divulgação é um fator preponderante para o sucesso das operações. É importante que materiais sejam disponibilizados no ponto de venda fazendo um convite a seus clientes, além de um trabalho eficiente junto aos canais digitais do seu empreendimento, como, por exemplo:
- divulgação através de posts nas redes sociais,
- disparo de mensagens no WhatsApp,
- desenvolvimento de promoções especiais para as datas comemorativas.
Seu público precisa ter acesso às informações. Então, prepare-se com antecedência para trabalhar a programação a ser oferecida.
Treine a equipe para o aumento de movimento
Um assunto que merece toda a atenção diz respeito à preparação de toda a equipe para oferecer qualidade, mesmo diante do aumento no movimento.
Para isso, será preciso avaliar o formato de atendimento, viabilizar a agilidade nos processos e transformar essa datas sazonais em momentos agradáveis para todos aqueles que vierem prestigiar o seu estabelecimento.
Tenha um sistema de gestão de estoque eficiente
Desse modo, não pode ser esquecido os bastidores da operação, ou seja, a organização, automação e a disponibilidade de informações que possibilitem tomadas de decisões no tempo certo e com assertividade.
Para isso, seu negócio precisa de um sistema integrado, como o da Cloudfy, onde se possa realizar um bom controle de estoques, evitar os desperdícios, automatizar as compras e garantir que os insumos estejam disponíveis no momento certo.
As datas sazonais apresentam grandes oportunidades para a sua empresa, portanto, para organizar a operação, vale a pena conhecer as soluções e tecnologias da Cloudfy, uma especialista na gestão de estabelecimentos voltados ao setor de alimentação!